Descrição enviada pela equipe de projeto. Apán, projeto que faz parte do conjunto chamado “Laboratorio de Investigación y Experimentación Práctica de Vivienda INFONAVIT” ("Laboratório de Pesquisa e Experimentação Prática de Habitação") inclui 32 protótipos experimentais de habitação rural para o Centro de Pesquisa ao Desenvolvimento Sustentável (CIDS).
O objetivo do projeto era construir uma casa em um contexto rural que atendesse às características de uma moradia digna e às necessidades dos usuários. Da mesma forma, o projeto parte da análise do local na cidade de Zaragoza, Coahuila, México, com o objetivo específico de alcançar uma completa adaptabilidade do protótipo de habitação ao local. Sua localização e proximidade com a cidade de Piedras Negras gera um contexto social particular devido a sua conexão com os Estados Unidos. Os habitantes desta cidade têm uma forte aspiração ao estilo de vida americano, que se refletiu nos edifícios locais. Por outro lado, Saragoça tem um clima extremo e altos níveis de umidade graças ao rio San Antonio, que é um afluente do Rio Grande. Por esta razão, os canais de irrigação podem ser vistos nas diferentes cidades do município.
O projeto propõe utilizar um sistema de construção local baseado em alvenaria com um revestimento de cimento - areia com corante. Todas as paredes do projeto têm uma camada de concreto para suportar as condições locais de umidade. O sistema de cobertura recupera o sistema vernacular das casas rurais, assim como o sistema tradicional de drenagem de água da chuva.
O projeto se organiza em dois volumes que dividem o espaço privado do público, e os elementos de recuperação do programa arquitetônico tradicional. Com a entrada principal voltada para o sul e os serviços concentrados ao norte, cria-se uma fachada sem janelas na frente, enquanto a fachada posterior se mantém aberta para a paisagem. Um esquema de progressão é proposto de acordo com o crescimento do número de habitantes por unidade. O sistema funciona através da repetição lateral do mesmo módulo. O projeto contempla uma altura intermediária de 3,26m com o objetivo de dignificar a habitação rural através da criação de espaços maiores.